quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

celula


Célula
 Tema: JOÃO BATISTA – UMA VOZ DE DEUS NA TERRA!
 Principio: Eu sou a voz de Deus na terra!
Versículo: “Eis que Jesus vem com as nuvens, e todo olho o verá” Apocalipse 1:7

Texto: Mostrar que a nossa mensagem é a mesma dos profetas que viveram antes de nós: Anunciar a vinda e a volta de Jesus.

Objetivo:
Louvor: João Batista – É Chegado o Reino de Deus (CD Radicais Kids)
Oferta: Ler Malaquias 3:10 com as crianças.(Quem trouxe deve ler na sua própria bíblia).

Quebra-Gelo: SOMOS A VOZ DE DEUS
PROCEDIMENTO: Diga às crianças que você tem uma mensagem muito importante para elas. Ouçam crianças: (só mexa os lábios) “Nós somos a voz de Deus na terra!” Fale essa frase, mas sem emitir som de sua boca, mexa apenas os lábios. Agora pergunte normalmente: “Vocês entenderam o que eu disse?” Pois é, se eu falar para vocês, mas, sem a minha voz, vocês não conseguem entenderem. Deus também tem uma mensagem que precisa ser falada às pessoas. Mas Ele precisa de uma voz. “Você e eu somos a voz de Deus na terra”. Para finalizar, faça uma atividade rápida do “Telefone-sem-fio”. Fale ao ouvido da criança mais próxima de você, a frase: “nós somos a voz de Deus na terra”. Se a frase da última criança for à mesma que você falou, diga: “Assim deve ser a nossa vida. Devemos falar a mesma coisa que Deus fala!” Mas, se não for à mesma frase diga: “Precisamos ouvir melhor o que Deus está falando para falarmos exatamente o que Deus quer que falemos a Seu respeito”.    

1)   Aplicação: O PROFETA É A VOZ DE DEUS NA TERRA:
·      João Batista foi um profeta enviado de Deus para preparar o caminho para Jesus. A respeito de si mesmo ele disse: “Eu sou a voz do que clama no deserto, eu vim preparar o caminho do Senhor, por isso, arrependam-se e façam caminhos retos!” Marcos 1:3
·      Todos os profetas foram uma voz de Deus na terra, preparando as pessoas para crerem no Filho de Deus, que viria ao mundo para morrer pelos pecados do todos.
·      A única maneira de alguém ser salvo é crendo no Filho de Deus, Jesus Cristo. Por isso, Deus precisou mandar vários profetas em épocas bem diferentes para que todas as pessoas pudessem ouvir Sua mensagem e crer em Jesus. João Batista veio preparar as pessoas para receberem a Jesus como Filho de Deus.  
2)   DEUS PRECISA DE UMA VOZ:
·         A mensagem dos profetas até João Batista era que Jesus um dia viria do céu. Eles anunciavam a vinda de Jesus.
·          Hoje, nós somos os profetas de Deus na terra! Hoje somos os profetas da nossa geração. E nós temos também uma mensagem de Deus para as pessoas. Nossa mensagem é: “Jesus já veio! E um dia, Ele voltará!” Para entender melhor como isso acontece, vamos fazer uma ilustração, vamos chamá-la de:
6 A LINHA DO TEMPO 6
***Professora, ensaie bem essa ilustração, ela é muito importante para o entendimento das crianças.
MATERIAL: Barbante de 1metro, três pedaços de cartolina (um de cada cor). Escrevam em cada papel, as palavras: JESUS – PROFETAS – EU e fita adesiva.
LÍDER: Pegue o cordão e peça para duas crianças segurarem, uma de cada lado. Diga-lhe que esse cordão representa a linha do tempo. O alvo é mostrar onde estamos hoje, em relação aos profetas, e o que devemos fazer. Com uma fita adesiva, coloque o nome JESUS no meio da linha e explique que: Jesus separou a história da humanidade, hoje, dizemos, antes ou depois de Cristo (todos sabem disso, mesmo quem não é crente ainda).
 Em seguida, coloque o nome PROFETA antes do nome de Jesus e diga: Os profetas que estudamos vieram de Jesus. A mensagem deles para as pessoas era: JESUS VIRÁ! PREPAREM-SE, ARREPENDAM-SE, MUDEM DE VIDA! Os profetas que viveram antes de Jesus, vieram para anunciar a Sua vinda ao mundo, como o Salvador! E Jesus realmente veio: Ele nasceu, cresceu, ensinou, morreu, ressuscitou e está assentado ao lado de Deus Pai. Ele cumpriu a sua missão, o seu propósito!
 Agora preste atenção. Onde nós estamos hoje, antes ou depois de Jesus? Depois! (Pegue a palavra EU e coloque do outro lado do nome de Jesus). Então, qual é a nossa mensagem hoje? A nossa mensagem também é sobre Jesus. Mas tem duas coisas que você precisa saber sobre o nosso tempo:
PRIMEIRO: Assim como João Batista foi, você e eu somos profetas de Deus na terra hoje. SEGUNDO: João Batista falava: Jesus virá! Nós também temos uma mensagem para as pessoas do nosso tempo.
 Mas a mensagem hoje é: Jesus já veio e voltará! Hoje, precisamos contar para as pessoas que Ele vai voltar para buscar os crentes vencedores. Quem crer em Jesus será salvo, mas quem não crer será condenado.
Nós somos a voz de Deus na terra para anunciar Jesus às pessoas. Ser uma voz de Deus significa falar abertamente de Deus, mesmo quando os outros não querem que você faça isso!
Algumas pessoas do tempo de João Batista também não queriam saber da mensagem, mas como ele não sabia quem iria aceitar ou não a mensagem, então ele pregava para todos!        
Oração: Faça apelo para quem quer receber oração para ter mais ousadia para ser um profeta dessa geração.
Ore por eles com ousadia e declare que são profetas dessa geração.
Atividades: Crianças, agora vamos ver como é isso na sua vida.
Chame algumas crianças e faça com elas mesmas uma encenação rápida e simples do cotidiano da criança: falar de Jesus e convidar para a célula e para no Dom Kids, com o colega da escola, com o colega do condomínio...
Agora passar o vídeo gravado com o David (Profeta dessa geração) > Em anexo.
Brincadeira: IMAGEM OU AÇÃO
MATERIAL: Lápis e papel.
PROCEDIMENTO: Escreva num papel a palavra IMAGEM e em outro a palavra AÇÃO. Dobre os papéis. Divida as crianças em duas ou mais equipes. A equipe que for começar deve então tirar um dos papéis para saber se o que ela vai fazer é IMAGEM ou é AÇÃO. Se for imagem, ela deverá desenhar a palavra para a equipe descobrir o que é. Se for ação, ela terá que fazer mímica.
PALAVRAS: Voz – Profeta – João Batista – Jesus – Clamar – Caminho – Mensagem – Crer – Pregar a Palavra de Deus – Cruz – Nuvem – Pecados – Gafanhoto.     

Lembrancinha: Faça um megafone, com versículo.
“Eis que Jesus vem com as nuvens, e todo olho o verá” Apocalipse 1:7