quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

um dia de brincadeira.


DOMINGO KIDS
3 A 5 ANOS
Tema: Um dia de brincadeira.

1°: Uma criança é escolhida e seus olhos vendados. Uma vara é colocada em sua mão, enquanto os outros formam um círculo ao seu redor. O cego vai apontando com a sua vara e pergunta: “Você é a Minha Ovelha Perdida?” A criança apontada deve pegar a vara e levá-la perto da sua boca e emitir um balido, disfarçando a voz, mas se for reconhecida deverá tomar o lugar do cego. Cada vez que isto acontece, os jogadores mudam de lugar para não ser reconhecida a sua posição.

2°Posso ir mamãe: a líder se coloca no local de chegada com os olhos fechados, dando as costas para os demais participantes, distanciados alguns metros, em coluna. Ocorre então o diálogo: Mamãe (posso ir? Pode. Quantos passos? Dois, de canguru. A criança dá dois passos pulando como um canguru. A brincadeira continua com a mãe sugerindo vários bichos: formiga, quando serão dados passos pequenos; caranguejo, o passo será dado para trás, de costas; e outros. Cada bicho deve ser imitado. O término da brincadeira se dá quando uma criança consegue chegar ao local onde está colocada a mãe, tomando o seu lugar.
3°: faça dois círculos no chão (um Egito e o outro terra boa) de o comando. (segue a dinâmica da brincadeira vivo ou morto).

 4°: O mestre mandou. Enfatizando que obedecemos quem ter autoridade.

 5°: Faça uma amarelinha, com a chegada escrita céu, e a cada quadradinho enfatizando que Jesus é a verdade!

 : Os participantes ficam um do lado do outro. O mestre irá mandar eles fazerem coisas como andar pra frente, levantar a mão direita… Enfim, qualquer coisa que se pode fazer o contrário. Os participantes então deverão fazer exatamente o contrário. Quem errar e fazer o certo é eliminado até sobrar um único campeão.

7°: Faça um jogo de memória com figuras que lembrem a diferença entre mágica e milagre.com 12 peças (três pares).

8°: Eli ou Samuel: Formação: Traçar no chão duas linhas paralelas (de partida e de chegada). Crianças enfileiradas atrás da linha de partida. Desenvolvimento: A ordem de partida é dada com a palavra: Eli ou Samuel”. Gritando Eli as crianças correm normalmente e gritando Samuel estas devem colocar-se em posição de cócoras com se tivesse dormindo colocando a mão no ouvido. O líder varia as ordens a seu gosto. Será vencedora a criança que primeiro atingir a linha de chegada.

9°: Os participantes formam um círculo e marcham ao compasso da música, um atrás do outro como os chapéus (escrever no chapéu que só Jesus da vida) postos, menos um. Os chapéus devem ser passados ao companheiro que marcha na frente. Quando a música cessa repentinamente, um ficará sem chapéu e este deve sair do círculo, levando um chapéu. O último que consiga manter seu chapéu será o vencedor.
10°: Sala de atividades, pátio ou biblioteca.
MATERIAL: Fantoches ou dedoches. OBJETIVO: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens. Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como: - Quem trouxe você para a escola hoje? - Você tem amigos? Quem são? - Você já brincou no parque? - Você já tomou lanche?
11°: TEMPO: De 5 a 10 minutos. OBJETIVOS: Desenvolver a idéia de grupo e a tolerância. Esta proposta pode ser aplicada sempre que as crianças tiverem de andar juntas, como da sala para o pátio. Quem quiser correr tem de se controlar. Quem for mais lento precisa se apressar. Se houver alguém com dificuldade de locomoção, o grupo todo terá de esperá-lo.
12°.QBatata quente Todos em roda, sentados no chão, com um objeto na mão vai passando e cantando a seguinte canção:
_ Batata que passa quente, batata que já passou, quem ficar com a batata, coitadinho se queimou!
Quando disser queimou, a pessoa que estiver com o objeto na mão, sai da roda.  

12°.quem é?,Nessa brincadeira, em rodinha os alunos tentarão apontar e falar o nome de algum dos colegas. Se acertar pode ganhar um prêmio de incentivo(bala por exemplo). Ideal para o segundo dia em diante.
Variar indicando uma criança para que outra identifique. Exemplo: Quem está do seu lado? Quem é a criança de sapato azul?

13°.Caixinha de surpresas :Antes de iniciar o jogo, escreve-se em papeizinhos várias tarefas engraçadas. Coloca dentro de uma caixinha.
Sentados em círculo, a caixinha irá circular de mão em mão, até a música parar. Quem estiver com a caixinha na mão no momento que a música parar deverá tirar um papel da caixinha e executar a tarefa. Continua até acabar os papéis.

14°:Carrinho de mão:Antes de iniciar o jogo, deve-se marcar uma linha de saída e uma de chegada. Separado em dois times, as crianças deverão se dividir em duas. Uma ficará na frente com as mãos no chão, a de trás irá segurar nos pés da primeira de modo que forme um carrinho. O que estiver com a mão no chão juntamente com o que estiver lhe segurando deverá correr até a linha de chegada. Ganha o time que chegar primeiro.
 

15°Passa anel : Sentados numa roda o grupo tira a sorte para ver quem vai passar o anel. Todos devem unir as palmas das mãos e erguê-las na sua frente. Quem ganhou na sorte deve segurar o anel entre as palmas das mãos e passar as suas mãos pelas mãos dos componentes do grupo deixando o anel nas mãos de alguém que ele escolher, mas deve continuar fazendo de conta que continua passando o anel até o último do grupo.

Ao final pergunta a um dos participantes onde está o anel? Se este acertar ele será o próximo a passar o anel. Se errar, quem recebeu o anel é que passará, começando novamente a brincadeira.
 
As crianças ficam em fila. Escolhe-se uma criança para começar a brincadeira. Esta criança começa a puxar as crianças perguntando antes de puxar: pimenta, pimentinha, pimentão ou sapatinho de algodão? Quem responder:
- Pimenta: é puxada normalmente e virar estátua.
- Pimentinha: é puxada devagar e virar estátua.
- Pimentão: é puxada com força e virar estátua.
Sapatinho de algodão: deve ser carregada no colo e ao ser colocada no chão virar estátua.
Após todos virarem estátua a líder diz: Entrei no jardim de flores, não sei qual escolherei, aquela que for mais bela, com ela me abraçarei. Então escolhe uma estátua para se abraçar. A escolhida deverá ser a próxima líder. Todos retornam à posição normal e recomeça a brincadeira.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário