terça-feira, 12 de julho de 2011

Elias sobe aos céus em uma carruagem de fogo. Lição; 05


Domingo Kids
                              3 a 5 anos                                                                                                 
Tema: Elias sobe aos céus em uma carruagem de fogo.
Principio: Deus que usar você para continuar o trabalho de outros.
Versículo: Vão a todos as pessoas do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensine a eles a obedecer a tudo o que tenho ensinado a vocês. E lembrem-se disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. (Mateus 28. 19,20)
Obs. O versículo e o principio devem ser visualizados.
Não esqueça criança tem facilidade em aprender brincando, faça que este momento seja envolvente, prazeroso, não podemos perder a oportunidade de marcar a vida destes pequeninos.
Texto: 2°Reis 2.1 – 15

Objetivo: Levar as crianças a entender que devem levar o Evangelho a todas as pessoas e que devem reconhecer e aprender com seus líderes.
                                                                                                                   
Louvor: Muito Obrigado; Obedecer (Crianças Diante do Trono)

Oferta: Faça uma palavra sobre: 1°Reis 17:8-16 (Elias e a viúva de Sarepta (Faça uma palavra envolvente que prenda a atenção deles.)
Obs.: servimos um Deus amoroso, Poderoso, criativo, peça a Ele criatividade, Ele lhe dará uma palavra envolvente que levará estas crianças a entender o principio da oferta.

Quebra-gelo: Brinque de sombra: divida as crianças em dublas e uma delas devem imitar tudo o que a outra faz. Diga a elas que temos que aprender coisas boas com as pessoas que nos ensinam.

Material para aplicação: Faça dobraduras dos personagens, a carruagem de fogo, a capa, das águas do rio abrindo. (ou faça uma encenação).

Aplicação: Elias o profeta do Senhor, o homem que ouvi a Deus, que fez desce fogo do céu, fez chover recebeu outra mensagem do Senhor. Deus disse a Elias que ele deveria chamar Eliseu par ser um profeta também, quando Elias o encontrou jogou sua capa em cima dele e disse:
– Venha siga-me. Então Eliseu sai o foi atrás de Elias e ficou trabalhando como seu ajudante para aprender como ser um profeta. Certo dia Elias disse:
–fique aqui porque o Senhor me mandou ir até o rio Jordão.
Eliseu respondeu:
–Não tão certo como Deus vive eu irei como você. Então eles saíram.
Quanto eles chegaram ao rio Elias tirou sua capa enrolou e bateu na água. Sabe o que aconteceu?
A água do rio abriu e Elias e Eliseu passaram para o outro lado sem se molhar o caminho estava seco. Quanto eles chegaram ao outro lado do rio Elias disse a Eliseu.
– Diga o que você quer que eu faça por você antes que eu seja levado embora.
Eliseu respondeu:
– Quero receber como herança duas vezes mais poder do que você tem.
Elias disse:
– Esse pedido é difícil de atender. Mas você receberá o que está me pedindo se me vir quando eu estiver sendo levado para longe. Se você não me vir, não receberá.
E assim continuaram a andar quando apareceu uma carruagem fogo como cavalo de fogo que passou entre eles e os separou, e Elias foi levado para o céu num redemoinho deixando sua capa cair. Eliseu assustado gritou:
– Meu pai, meu pai! O senhor sempre foi como um exército para defender Israel!  E nunca mais ele viu Elias.
Depois pegou a capa de Elias, que havia caído, voltou para a beira do rio Jordão e parou ali. Então bateu na água com a capa de Elias e disse:
– Onde está o Senhor, o Deus de Elias?
Aí bateu de novo na água, e ela se abriu, e ele passou para o outro lado.
Os profetas de Jericó viram isso
– O poder de Elias está com Eliseu!
Sabe Deus escolheu Eliseu para ser profeta no lugar de Elias para ele fazer coisas como Elias fez Deus não queria que sua obra para- se então Eliseu precisava aprender como Elias. Assim você também precisa aprender com pessoas que conhecem a Deus, sua líder, pastores e pais. Sabe por quê? Porque Deus quer usar você para ser um profeta, líder.
Eliseu recebeu o mesmo poder de Elias, você também vai receber poder e autoridade para fazer a obra do Senhor. Eliseu pediu como herança o poder que estava na vida de Elias, assim você terá esta herança. Você sabe o que é herança? É um presente que recebemos quanto alguém da nossa família morre e deixa para nós. (líder de um exemplo rápido)

Apelo: Você gostaria de receber também esta herança o poder de Deus, para realizar milagres e ser usado por Deus?
Chame atenção das crianças para que elas aceitem a Jesus não podemos perder a oportunidade de velar crianças a Cristo.

Oração: Ore par que eles sejam usados por Deus com poder e autoridade!

Atividades: Peça para que eles desenhem quem podem ensinar-los a servi a Deus.
Assim você poderá avaliar o nível de entendimento das crianças.

Brincadeira: Elias ou Eliseu: Traçar no chão, duas linhas paralelas (de partida e de chegada). Crianças enfileiradas atrás da linha de partida. Desenvolvimento: A ordem de partida é dada com a palavra: “Elias ou Eliseu Gritando Elias às crianças rodam como se fosse um redemoinho e gritando Eliseu andam normalmente. O líder varia as ordens a seu gosto. Será vencedora a criança que primeiro atingir a linha de chegada.

Lembrancinha: uma capa com o versículo. Ou uma carruagem de fogo com o versículo.
Objetivo das lembrancinhas é de lembrar a lição, fixar o princípio e decorar o versículo. Este deve ser de fácil acesso em suas casas para que a mamãe relembre com elas o que foi ensinado. Exemplo: Imã de geladeira marca- páginas, chaveiros.

Lanche: neste momento converse individual com cada uma das crianças, sobre o que elas apreenderam da aula

Elias orou e Deus mandou chuva. Lição; 04


Domingo Kids
                                  3 a 5 anos                                                                                                 
                                                                          
Tema: Elias orou e Deus mandou chuva.
Principio: A sua oração é tão poderosa quanto à de Elias       
Versículo: Elias era igual a nós. E ele orou com fé para que não chovesse, e não chovesse e não choveu por três anos. Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu seu fruto. (Tiago 5. 17,18)
Obs. O versículo e o principio devem ser visualizados.
Não esqueça criança tem facilidade em aprender brincando, faça que este momento seja envolvente, prazeroso, não podemos perder a oportunidade de marcar a vida destes pequeninos.


Texto: 1° Reis 17.18

Objetivo: Levá-las a entender que sua oração tem efeito, e que devem orar sempre, até por causas difíceis.
                                                                                                                                           
Louvor: Milagres; Tudo bem, numa boa; (Crianças Diante do Trono)

Oferta: Faça uma palavra sobre Gálatas 6.7: Uma semente que dá fruto. (Faça uma palavra envolvente que prenda a atenção deles.)
Obs.: servimos um Deus amoroso, Poderoso, criativo, peça a Ele criatividade, Ele lhe dará uma palavra envolvente que levará estas crianças a entender o principio da oferta.

Quebra-gelo: Faça uma brincadeira no estilo de ‘Batata-quente’, usando um boné, passando o boné de cabeça em cabeça e quando a música para, a criança que está com o boné deve dizer o porquê que Deus é bom. Ao final da brincadeira, a líder conta um breve testemunho de Deus ter respondido sua oração, e dizer que Deus é muito bom, porque ouve nossas orações.

Material para aplicação: Confetes; uma planta ou galho seco; uma nuvem pequena (proporcional à mão de Elias) e os personagens da história.




Aplicação: Vocês lembram-se do profeta Elias de quando ele desafiou o rei Acabe e os profetas de Baal, e venceu mostrando a todos que existe um só Deus. Pois bem a historia não termina assim.
 Fazia três anos que não chovia naquela cidade, e depois do desafio, Elias disse ao rei Acabe que iria chover então Elias subiu até o alto do monte Carmelo, e ajoelhou, pôs a cabeça entre os joelhos e orou, então disse ao seu ajudante:
– Vá e olhe para o lado do mar.
O ajudante foi e voltou dizendo:
– Não vi nada.
Sete vezes Elias orou e mandou que ele fosse olhar. Na sétima vez, ele voltou e disse:
– Eu vi subindo do mar uma nuvem pequena, do tamanho da mão de um homem.
Então Elias falou ao ajudante:
– Vá onde está o rei Acabe e lhe diga que apronte o carro e volte para casa; se não, a chuva não vai deixar. Elias orou, quando o profeta ora Deus responde. Em pouco tempo o céu se cobriu de nuvens escuras, o vento começou a soprar, e uma chuva pesada começou a cair. O rei acabe entrou em seu carro e voltou para casa. Elias orou mais de uma vez ele não desistiu mesmo quando parecia difícil, e você também deve orar mais de uma vez, mesmo que parece muito difícil, Deus vai ouvir sua oração, Deus quer usar profetas, e onde estão os profetas do Senhor?
Você é um profeta?Então Deus ouve sua oração, como Ele ouviu a de Elias, a sua oração tem o mesmo poder da oração de Elias, peça a Deus grandes coisas, Deus vai ouvir a sua oração! Não esqueça o Senhor vai te ouvir sempre!

Apelo: Você quer ser um profeta que ora e Deus ouve?
 Chame atenção das crianças para que elas aceitem a Jesus não podemos perder a oportunidade de velar crianças a Cristo.

Oração: Ore com eles pedindo a Deus que responda as suas orações.

Atividades: Levar uma nuvem desenhada no papel e pedir para as crianças desenharem os seus pedidos a Deus.
 Assim você poderá avaliar o nível de entendimento das crianças.

Brincadeira: Os participantes formam um círculo e marcham ao compasso da música, com as mãos em posição de oração, um atrás do outro com os chapéus (escrever no chapéu: Deus responde minha oração!) postos, deixe uma criança sem chapéu. Os chapéus devem ser passados ao companheiro que marcha na frente. Quando a música cessa repentinamente, um ficará sem chapéu e este deve sair do círculo, levando um chapéu. O último que consiga manter seu chapéu será o vencedor. (No final, a líder deve dizer que como na brincadeira, não podemos desistir de orar por que Deus ouve nossas orações.

Lembrancinha: Nuvens com gotas de chuva com o versículo.
Objetivo das lembrancinhas é de lembrar a lição, fixar o princípio e decorar o versículo. Este deve ser de fácil acesso em suas casas para que a mamãe relembre com elas o que foi ensinado. Exemplo: Imã de geladeira marca- páginas, chaveiros.

Lanche: neste momento converse individual com cada uma das crianças, sobre o que elas apreenderam da aula