terça-feira, 12 de julho de 2011

Elias orou e Deus mandou chuva. Lição; 04


Domingo Kids
                                  3 a 5 anos                                                                                                 
                                                                          
Tema: Elias orou e Deus mandou chuva.
Principio: A sua oração é tão poderosa quanto à de Elias       
Versículo: Elias era igual a nós. E ele orou com fé para que não chovesse, e não chovesse e não choveu por três anos. Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu seu fruto. (Tiago 5. 17,18)
Obs. O versículo e o principio devem ser visualizados.
Não esqueça criança tem facilidade em aprender brincando, faça que este momento seja envolvente, prazeroso, não podemos perder a oportunidade de marcar a vida destes pequeninos.


Texto: 1° Reis 17.18

Objetivo: Levá-las a entender que sua oração tem efeito, e que devem orar sempre, até por causas difíceis.
                                                                                                                                           
Louvor: Milagres; Tudo bem, numa boa; (Crianças Diante do Trono)

Oferta: Faça uma palavra sobre Gálatas 6.7: Uma semente que dá fruto. (Faça uma palavra envolvente que prenda a atenção deles.)
Obs.: servimos um Deus amoroso, Poderoso, criativo, peça a Ele criatividade, Ele lhe dará uma palavra envolvente que levará estas crianças a entender o principio da oferta.

Quebra-gelo: Faça uma brincadeira no estilo de ‘Batata-quente’, usando um boné, passando o boné de cabeça em cabeça e quando a música para, a criança que está com o boné deve dizer o porquê que Deus é bom. Ao final da brincadeira, a líder conta um breve testemunho de Deus ter respondido sua oração, e dizer que Deus é muito bom, porque ouve nossas orações.

Material para aplicação: Confetes; uma planta ou galho seco; uma nuvem pequena (proporcional à mão de Elias) e os personagens da história.




Aplicação: Vocês lembram-se do profeta Elias de quando ele desafiou o rei Acabe e os profetas de Baal, e venceu mostrando a todos que existe um só Deus. Pois bem a historia não termina assim.
 Fazia três anos que não chovia naquela cidade, e depois do desafio, Elias disse ao rei Acabe que iria chover então Elias subiu até o alto do monte Carmelo, e ajoelhou, pôs a cabeça entre os joelhos e orou, então disse ao seu ajudante:
– Vá e olhe para o lado do mar.
O ajudante foi e voltou dizendo:
– Não vi nada.
Sete vezes Elias orou e mandou que ele fosse olhar. Na sétima vez, ele voltou e disse:
– Eu vi subindo do mar uma nuvem pequena, do tamanho da mão de um homem.
Então Elias falou ao ajudante:
– Vá onde está o rei Acabe e lhe diga que apronte o carro e volte para casa; se não, a chuva não vai deixar. Elias orou, quando o profeta ora Deus responde. Em pouco tempo o céu se cobriu de nuvens escuras, o vento começou a soprar, e uma chuva pesada começou a cair. O rei acabe entrou em seu carro e voltou para casa. Elias orou mais de uma vez ele não desistiu mesmo quando parecia difícil, e você também deve orar mais de uma vez, mesmo que parece muito difícil, Deus vai ouvir sua oração, Deus quer usar profetas, e onde estão os profetas do Senhor?
Você é um profeta?Então Deus ouve sua oração, como Ele ouviu a de Elias, a sua oração tem o mesmo poder da oração de Elias, peça a Deus grandes coisas, Deus vai ouvir a sua oração! Não esqueça o Senhor vai te ouvir sempre!

Apelo: Você quer ser um profeta que ora e Deus ouve?
 Chame atenção das crianças para que elas aceitem a Jesus não podemos perder a oportunidade de velar crianças a Cristo.

Oração: Ore com eles pedindo a Deus que responda as suas orações.

Atividades: Levar uma nuvem desenhada no papel e pedir para as crianças desenharem os seus pedidos a Deus.
 Assim você poderá avaliar o nível de entendimento das crianças.

Brincadeira: Os participantes formam um círculo e marcham ao compasso da música, com as mãos em posição de oração, um atrás do outro com os chapéus (escrever no chapéu: Deus responde minha oração!) postos, deixe uma criança sem chapéu. Os chapéus devem ser passados ao companheiro que marcha na frente. Quando a música cessa repentinamente, um ficará sem chapéu e este deve sair do círculo, levando um chapéu. O último que consiga manter seu chapéu será o vencedor. (No final, a líder deve dizer que como na brincadeira, não podemos desistir de orar por que Deus ouve nossas orações.

Lembrancinha: Nuvens com gotas de chuva com o versículo.
Objetivo das lembrancinhas é de lembrar a lição, fixar o princípio e decorar o versículo. Este deve ser de fácil acesso em suas casas para que a mamãe relembre com elas o que foi ensinado. Exemplo: Imã de geladeira marca- páginas, chaveiros.

Lanche: neste momento converse individual com cada uma das crianças, sobre o que elas apreenderam da aula

Nenhum comentário:

Postar um comentário