sábado, 18 de setembro de 2010

domingo kids : Sou filho de rei!

Domingo Kids
3 a 5 anos



Tema: Sou filho do Rei
Principio: Deus não me abandona
Versículo: “De maneira nenhuma de abandonarei.” Hebreus 13:5b
Obs: O Princípio e Versículo tem que ser visualizados.
Texto: História do livro, “Nas Garras da Graça” de Max Lucado, adaptado para crianças.
Objetivo: Levar as crianças a entenderem que Deus não irá abandoná-los.
Quebra-gelo: Se você se perdesse, por quem você gostaria de ser encontrado?
Oração: Ore para que a palavra encontre boa terra nos coraçõezinhos das crianças.
Louvor: “Quero ouvir a voz de Deus” e “Fala, Senhor” (Diante do Trono para crianças)
Oferta:
Material para aplicação: Castelo em E.V.A; um coração; um boneco feito de garrafa Pet; quatro bonecos recortados em sanfona.


Aplicação: Em um castelo tinha um rei com 5 (cinco) filhos. Este rei era um pai muito amoroso (coloque o coração no castelo). Ele sempre contava lindas histórias para os seus cinco filhos. O filho mais velho (o boneco de garrafa pet) sempre estava ao seu lado e o ajudava a cuidar do reino (recorte de boneco). Os outros filhos sempre estavam brincado, se divertindo e eram protegidos pelo irmãos mais velho. Havia um rio ao lado do castelo. O pai sempre os advertia para não irem até as margens deste rio, pois era perigoso. Eles poderiam cair e a correnteza poderia os levar para longe do castelo e também do pai. Contudo, um dia os filhos mais novos do rei não se agüentaram de curiosidade e foram até as margens do rio e como o pai os havia advertido, caíram e a correnteza os levou para muito longe do castelo. Eles foram parar em uma ilha e lá sentiram saudades do pai e do seu irmão mais velho mas não conseguiam voltar para casa. Então eles resolveram esperar pelo pai. Passaram-se alguns dias e deles saiu pela ilha, juntou algumas madeiras, galhos de arvores, folhas de bananeira e construiu uma cabana para se proteger da chuva e do frio e passado algum tempo, ele esqueceu das saudades que tinha do pai e do seu irmão mais velho. E foram passando os dias, e outro filho do rei decidiu que iria seguir o irmão que construiu a cabana e dizer a ele que o que ele estava fazendo era desobedecer o pai deles e que ele não perdia por esperar pois iria contar tudo ao pai quando eles voltassem. O outro irmão então decidiu que iria construir uma ponte que chegaria até o castelo. E por fim, o outro decidiu apenas esperar pelo socorro do seu pai amoroso. Passaram-se os dias e aquele que ficou esperando pelo seu pai enxergou o seu irmão mais velho vindo em sua direção e depressa foi ao seu encontro e se jogou em seu colo. O irmão mais velho disse: “O nosso pai me enviou para buscá-los, onde estão os outros?” O irmão mais novo respondeu: “Venha eu vou te mostrar onde eles estão!” E saíram a buscar os seus irmãos. E então encontraram o primeiro irmão que havia construído uma cabana e ele não quis ouvir o irmão mais velho e ficou dentro da sua cabana. O segundo irmão disse que não poderia lhe dar atenção pois estava ocupado vendo tudo o que o primeiro irmão que construiu a cabana estava fazendo, para depois contar tudo ao pai deles. O terceiro filho também não quis ouvir e ainda disse que se ele quisesse fazer alguma coisa por ele, porque não o ajudava a construir a ponte. Assim o irmão que havia esperado o socorro voltou sozinho com o mais velho para o castelo e foi recebido com grande festa.
Explicação: Esta é a nossa história. O rei aqui é Deus, que nos ama muito e nós somos os filhos que caíram no rio e como o primeiro filho, muitas vezes não ouvimos a voz de Deus. E sabe como podemos ouvir a voz de Deus? Quando obedecemos nossos pais, líderes e pastores. Muitas vezes ainda somos como o segundo filho. Não queremos vencer o pecado mas ficamos cuidando e fofocando da vida dos outros. Mas também parecemos com o terceiro filho quando deixamos Deus de lado. “Ah! Não dá nada!” dizemos. Pecamos e não pedimos ajuda a Deus para vencer o pecado. E então não estaremos prontos para a chegada do irmão mais velho, que é o Senhor Jesus, que veio nos salvar e nos levar para casa, nos limpar de todo engano e pecado. O rio aqui é o pecado. Precisamos muito estar longe do pecado porque Jesus nos levará para morar com Deus. Temos que estar preparados e a todo instante esperar pela volta do “nosso irmão mais velho” que é Jesus. Você está pronto? E sabe como nos preparamos? Deixando Jesus entrar em nosso coração, orando, lendo a Bíblia, indo para a célula e também não deixar de vir para o Domingo Kids. Assim ficaremos fortes e venceremos todo mal e assim estaremos prontos para encontrarmos com o nosso Pai que é Deus.


Plano da salvação:


1. Deus me ama, Ele é soberano.
2. Eu pequei.
3. Jesus filho perfeito de Deus.
4. Jesus morreu por mim.
5. Estou salvo.
Apelo: Faça o apelo e ore com as crianças chamando-as ao arrependimento e também a buscar o perdão de Deus pelos seus pecados.


Brincadeira: A líder esconde o irmão mais velho dentro da sala e pedi para que as crianças o procurem.


Atividade: Dê uma folha em branco e peça para que a criança desenhe como ele se preparará para encontrar Jesus.
Obs.: assim você avalia o nível de entendimento das crianças.


Lembrancinha com versículo: Uma mão de E.V.A com versículo (Hebreus 13:5b).
Lanche:

































Nenhum comentário:

Postar um comentário