quinta-feira, 17 de março de 2011

A palavra de Deus é a verdade;lição 15


Domingo Kids
3 a 5 anos

Tema: Apalavra de Deus é a verdade.
Principio: Quando Deus fala, Ele cumpre!
Versículo: ”passará o céu e a terra as minhas palavras não passarão” Mateus 24:35
Obs. O versículo e o principio devem ser visualizados.
Não esqueça criança tem facilidade em aprender brincando, faça que este momento seja envolvente, prazeroso, não podemos perder a oportunidade de marcar á vida destes pequeninos.


Texto: Gênesis 15:1-3; 16:15;21:1-2

Objetivo: Ensinar às crianças que as promessas de Deus são verdadeiras, e não importa o tempo, elas vão se cumprir. Mas temos que ter fé para receber as promessas de Deus!

Louvor: Abraão (todas as musicas são dt) Quero ouvir a voz de Deus, amigo de Deus.

Oferta: Faça uma palavra em cima de 2°crônicas 29:2-9.
Obs.: servimos um Deus amoroso, Poderoso, criativo, peça a Ele criatividade, Ele lhe dará uma palavra envolvente que levará estas crianças a entender o principio da oferta.

Quebra-gelo: faça um telefone de lata, Para fazer o brinquedo, você vai precisar do seguinte material: • duas latas de alumínio vazias e limpas (pode ser de milho, leite condensado, ervilha, etc.)• 2 metros de barbante fino• uma vela passe a lateral da vela por toda a extensão do barbante, até que ele fique encerado. O barbante deve ficar esticado para o telefone funcionar bem. Fale com as crianças que é muito bom ouvir alguém chamando por nós, e ouvir a voz de Deus é melhor ainda, Abraão ouvi o Senhor e acreditou em tudo que o Senhor falou a ele.

Material para aplicação: O saco de contar historia (muda a cena), com os personagens, ainda novos depois já idosos, uma nuvem com uma boca para representar Deus.

Aplicação: Há muito tempo, viveu um homem que amava muito a Deus seu nome era Abraão, Abraão era casado com Sara, mas eles não tinham nenhum filho. Deus prometeu realizar grandes coisas, e uma delas era dar um filho a Abraão. O tempo foi passando, e nada do filhinho nascer, eles começaram a pensar que Deus havia esquecido a promessa, então eles resolveram agir sozinho, ”Bem, vamos pedir para outra mulher ter esse filho, depois que ele nascer à gente cria a criança como se fosse nosso filho. talvez seja isso mesmo que Deus queria e se esqueceu de dizer” Será que era isso mesmo que Deus queria? Bom foi o que eles fizeram, mas não era o que Deus queria, e agora está tudo acabado? Eles entristeceram o coração de Deus, tudo que Deus fala ele cumpri, Ele não esqueceu a promessa que havia feito a Abraão. Abraão e Sara se arrependeram, e decidiram descansar em Deus.   

 Tempo foi passando, e eles ficaram velhinhos e agora tudo parece mais difícil. Mas Deus sempre cumpriu o que diz. Então Sara com 90 anos ficou grávida, e teve um lindo filho chamado Isaque e através dele Deus formou um grande povo, cumpriu a promessa que tinha feito a Abraão.
Abrão é chamado pai da fé, você sabe o que é fé?
Fé é crer em algo que Deus falou. Crer é confiar, confiar é ter certeza que Deus ira fazer, todo filho de Deus precisa crer e descansar em Deus. As promessas de Deus estão em sua palavra (a bíblia) e quando Ele diz sempre cumprira, a bíblia diz que se confessarmos nos pecados Ele perdoa e não lembra mais. Tudo vai acontecer no tempo de Deus como aconteceu com Abraão é só acretidar.
Apelo: Deus sempre ouve seus filhos, e assim cumpri suas promessas. E você é filho de Deus. (explique o que é ser filho de Deus).
Chame atenção das crianças para que elas aceitem a Jesus não podemos perder a oportunidade de velar crianças a Cristo.
Oração: Ore para Deus cumprir suas promessas na vida deles.
Atividades: Peça para as crianças desenharem aquilo que eles esperam em Deus, então diga que o Senhor cumprirá a sua vontade em nossas vidas no seu tempo.
 Obs.: assim você avalia o nível de entendimento das crianças.

Brincadeira: Viagem Cega: Vendar os olhos das crianças e pedir para que elas sigam a voz do líder, dizer palavras ou frases como “tenham fé”, “obedeçam” e outras palavras que vão dando direção às crianças onde o líder está. O líder deverá conduzir às crianças até uma determinada área e parar. Daí as crianças podem tirar as vendas dos olhos e o líder conversará com as crianças, de como é difícil seguir alguém com os olhos vendados, falar sobre as dificuldades, medo, insegurança, mas elas confiaram, em todo momento, em seguir a voz do líder. Explicar que assim foi com Abraão - obedeceu a Deus e teve fé, acreditou no Senhor.
Lembrancinha: Uma nuvem com boca com o versículo.
 Objetivo das lembrancinhas é de lembrar a lição, fixar o princípio e decorar o versículo.
            Este deve ser de fácil acesso em suas casas para que a mamãe relembre com elas o que foi ensinado. Exemplo: Imã de geladeira marca- páginas, chaveiros.

Lanche: neste momento converse individual com cada uma das crianças, sobre o que elas apreenderam da aula


                                     

quarta-feira, 16 de março de 2011

Jesus- o Deus da vida;lição 14


Domingo Kids
3 a 5 anos

Tema: Jesus - O Deus da vida.
Principio: O diabo veio para matar, Jesus veio para dar vida!
Versículo: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundancia”. João 10:10
Obs. O versículo e o principio devem ser visualizados.
Não esqueça criança tem facilidade em aprender brincando, faça que este momento seja envolvente, prazeroso, não podemos perder a oportunidade de marcar á vida destes pequeninos.


 Texto: 1° Reis 18:20-40
Objetivo: Só Jesus pode dar vida.
Louvor: Elias e os profetas de Baal (rk) É muito bom ter Jesus (dt crianças).
Oferta: Faça uma palavra em cima de Salmos 116:12. Obs.: servimos um Deus amoroso,
Poderoso, criativo, peça a Ele criatividade, Ele lhe dará uma palavra envolvente que levará estas crianças a entender o principio da oferta.
Quebra-gelo: Prenda com alfinete uma figura ou objeto nas costas de duas crianças para que estes descubram mutuamente o que têm nas costas. Cada um procurará ver primeiro o que tem seu companheiro nas costas, procurando evitar que o outro veja a sua. Premiar o primeiro a descobrir.
Material para aplicação: Faça um avental com o cenário da historia, vá colocando os personagens seguindo a historia, (bonecos dos profetas de Baal, povo, Elias, Baal será de bexiga preta, um isqueiro).
Aplicação: Há muito tempo o povo de Deus deixou de adorar ao Senhor, e começou a servi um falso deus chamado Baal (baal quer dizer deus da chuva), mas chuva?Não chovia naquele lugar há muito tempo, um povo sendo enganado por uma estatua. Como isso pode acontecer? A sim o diabo estava por detrás daquela estatua enganando aquele povo, afastando eles do Deus verdadeiro. Sabe o diabo quer enganar o povo de Deus, ele mente muito, ele veio para destruir nossas vidas. Mas Deus não irá permitir isso. Como neste tempo aqui Deus também não permitiu. Ele usou um homem chamado Elias para levar o povo de Deus de volta para Ele. Sabe como? Um desafio, o Deus verdadeiro chamou o profeta Elias para desafiar os profetas de Baal (homens que serviam a Baal).
Elias chamou os profetas de Baal para irem até um monte chamado Carmelo, e fizeram um altar de pedras, então Elias disse: o deus que fizer cair fogo do céu este é o deus verdadeiro, os profetas de Baal começaram a clamar,pedido para que ele mandasse fogo e nada acontecia,ficaram horas e nada de fogo. Elias zombava deles dizendo: o deus de vocês esta dormindo gritem mais alto, ele deve esta muito ocupada. Elias sabia que Baal era um Deus falso, o diabo que estava atrás de Baal queria enganar aquele povo, destruir, roubar, Mas o Deus verdadeiro não é assim, Elias ergueu os olhos para o céu e orou a Deus, ”Oh! Senhor Deus dos céus e da terra, agora mostre a esse povo que só tu és Deus e envie fogo do céu”. Quando Elias terminou de orar caiu fogo e queimou todo o altar de pedras (nesta ora você devera esta com a bexiga na o isqueiro, acenda o isqueiro e estoure a bexiga com fogo). O Deus verdadeiro destruir todas as obras de Baal e todos reconheceram que existe um só Deus e assim todos voltaram o coração para o Senhor, e no mesmo dia, Deus enviou chuva! Sabe o diabo ainda hoje ele quer enganar as crianças como ele fez com aquele povo. Ele vem com brincadeiras que agradam a Deus, muitas coisas que parecem ser legais, mas não são vocês já ouviram sobre o halloweem? É o dia das bruxas, é tudo que tiver ligado com bruxas não esta bom, pois não agrada a Deus. O diabo esta por detrás da bruxaria como esta atrás de Baal, bruxaria é morte, e Deus é o Deus da vida. Jesus veio para destruir as obras do diabo como o fogo da história. a bíblia diz que o diabo veio para matar roubar e destruir,mas Jesus veio para dar vida e vida em abundância(sem fim).
O diabo manda doenças, Jesus cura!
O diabo faz as pessoas beber, fumar, usar drogas, Jesus liberta!
O diabo quer enganar as pessoas com falsos deuses, Jesus salva!
O diabo usa pessoas para criar histórias de bruxaria para atrair crianças para o mal, mas Jesus veio para as liberta com a verdade!

Apelo: você quer ser cheio da vida de Deus e não ser enganado pelo diabo?Temos que ter Jesus em nosso coração vencer o mal.
Chame atenção das crianças para que elas aceitem a Jesus não podemos perder a oportunidade de velar crianças a Cristo.
Oração: Ore para que elas sintam a vida de Deus em abundancia em suas vidas.

Atividades: Peças para as crianças pintarem aquilo que é vida.
Obs.: assim você avalia o nível de entendimento das crianças.

Brincadeira: brinquei de (morto e vivo) morto você dirá ladrão e vivo Jesus e as crianças devem responder da vida! Segue as mesmas regras da brincadeira.
Lembrancinha: Faça um altar no e.v.a bege e desenhe pedras nele e cole o versículo.
 Objetivo das lembrancinhas é de lembrar a lição, fixar o princípio e decorar o versículo.
            Este deve ser de fácil acesso em suas casas para que a mamãe relembre com elas o que foi ensinado. Exemplo: Imã de geladeira marca- páginas, chaveiros.

Lanche: neste momento converse individual com cada uma das crianças, sobre o que elas apreenderam da aula.


Obs. não enfatizei que há um espírito de morte por detrás de Baal e halloweem, por serem baby, muitos e a primeira vez, outros ainda não freqüentam célula, eles são, mas sensíveis sentem medo e ainda não saber lidar com isso, entendo que eles têm que entender que Deus é Deus da vida então foquei nisso.
                          

domingo, 6 de março de 2011

de quem é a voz?;lição 13


Domingo Kids
3 a 5 anos

Tema: De quem é a voz
Principio: A voz de Deus não confunde
Versículo: “Todo aquele que nele crê em Jesus não será confundido”. Rm 10:11
Obs. O versículo e o principio devem ser visualizados.


 Texto: Atos 16. 16-18
Objetivo: Só em Deus a verdade.
Louvor: Prefiro ter Jesus, Crente pipoquinha, soldado do Rei.
Oferta: Leve uma palavra que envolva as crianças sobre a oferta e dizimo.
Quebra-gelo:  Telefone sem fio. Enfatizando que sempre devemos ouvir a Deus.
Material para aplicação: Figuras das cenas da historia.
Aplicação: Vocês conhecem Paulo? Ele viajou muito e esteve em varias cidades.
Paulo era amigo de Deus, ele falava as pessoas de quem é Jesus, contava as verdades de Deus e muitas pessoas eram salvas e se tornavam amigas de Deus. Paulo estava em Filipos indo orar, quando apareceu uma moça que estava com um espírito maligno de adivinhação (um demônio) que andava atrás de Paulo gritando: “este homem é servo de Deus e ele prega a respeito de salvação” Paulo sabia que ela não falava da parte de Deus e as pessoas pagavam para essa moça falar coisas que ainda não haviam acontecido (adivinhação), então Paulo com autoridade ele virou repreendeu o espírito maligno que estava nela dizendo: Em nome de Jesus Cristo eu te mando sai dela, e o espírito saiu na mesma hora, e aquela moça ficou livre.
Sabe muitas pessoas procuram estes poderes de adivinhação. Mas isso não vem de Deus, a bíblia diz que o Senhor não aprova adivinhadores, bruxos, feiticeiros e pessoas que dizem falar com os mortos: não da pra falar com quem já morreu.
Tudo isso é mentira só Deus pode saber de todas as coisas, Ele usa pessoas para falar com a gente, assim como Ele usou Paulo. Deus fala através da bíblia também, a bíblia é voz de Deus. Quando conhecemos a bíblia conhecemos a voz de Deus, mas existem outras vozes querendo falar com agente.
A televisão: existem muitas coisas erradas na televisão: falta de respeito com os pais, , namoro de crianças,mentiras, famílias com pais separados.
Cinema: filmes de desenhos com bruxos, feiticeiros, monstros.
Livros: não leia mentiras, só a bíblia contém a verdade de Deus.
Na escola: tem professores quem não conhecem a Deus, e acabam falando coisas erradas que não vem da parte de Deus (folclore).
Amigos: tenha cuidado ao escolher um amigo, não podemos andam com pessoas que fazem coisas que desagradem o coração de Deus.
Existem algumas vozes erradas que muitas vezes ouvimos e fazemos:
Não tem problema
Ninguém vai ficar sabendo
Todo mundo está fazendo ou usando isso
Eu faço e você pode fazer também
Não da nada
Não podemos aceitar essas mentiras, Só a verdade do Senhor nós precisamos ouvir.
Quando ouvimos a voz de Deus, não nos confundimos, pois Deus sempre fala a verdade, e Ele é a verdade.
Apelo: Quem gostaria de sempre ouvir a voz de Deus, E o ser confundido com mentiras?
Oração: Ore pra que a verdade de Deus sempre esteja no coração deles.
 Atividades: leve um desenho de uma bíblia aberta, uma boca, a palavra verdade e peça para que as crianças colem.
Obs.: assim você avalia o nível de entendimento das crianças.

Brincadeira: Caixinha de surpresas : Antes de iniciar o jogo, escreve-se em papeizinhos várias frases de coisas certas e errada, verdade e mentiras. Coloca dentro de uma caixinha.
Sentados em círculo, a caixinha irá circular de mão em mão, até a música parar. Quem estiver com a caixinha na mão no momento que a música parar deverá tirar um papel da caixinha e executar a tarefa. Continua até acabarem os papéis. Sempre enfatizando que em Deus a sempre verdade.
Lembrancinha: Uma boca aberta, com a bíblia com o versículo nela.
 O objetivo das lembrancinhas é de lembrar a lição, fixar o princípio e decorar o versículo.
            Este deve ser de fácil acesso em suas casas para que a mamãe relembre com elas o que foi ensinado. Exemplo: Imã de geladeira marca- páginas, chaveiros.

Lanche: