segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Daniel e mão de Deus na parede


Domingo Kids
                                   3 a 5 anos                                                                                                 
                                                                          
Tema: Daniel e mão de Deus na parede
Principio: Temer a Deus é respeitá-lo como seu Senhor.
Versículo: Não ponha o Senhor seu Deus a prova. Mateus 4:7
Obs. O versículo e o principio devem ser visualizados.
Texto: Daniel
Objetivo: Ensinar às crianças a temer a Deus e a respeitá-lO.
     Louvor: Louvar é bom demais, Confessar todos meus pecados.
  Oferta: Mateus 6:24- Fale a eles que quando entregamos nossas ofertas e dízimos estamos consagrando tudo aquilo que ganhamos a Deus
  Quebra-gelo: Vamos brincar? Eu vou falar algumas coisas e vocês me dizem se pode é certo ou errado é por que.  

Material para aplicação: Desenhe numa cartolina coluna e a parede, então escreva as palavras com vela, no decorrer a aplicação passa um algodão com tinta ou giz de cera, não cobrira a escrita assim aparecendo às palavras (teste em casa antes), bonecos dos personagens.

Aplicação: A aplicação esta em negrito e sublinhado.
Vocês lembram-se do rei Nabucodonozor?Que levou alguns jovens como prisioneiros, para trabalhar no seu palácio?
Ele tinha um filho chamado Belsazar, e ele foi rei no lugar de Nabucodonozor, num certo dia ele resolveu fazer uma grande festa, e usou os copos sagrados de ouro e de prata que seu pai havia tirado do templo de Jerusalém, onde os israelitas adoravam a Deus. Todos começaram a beber vinho neles, e a louvar os deuses falsos de ouro, de prata, de bronze, de madeira e de pedra. De repente, apareceu a mão de um homem e ela começou a escrever na parede. Ao ver a mão, o rei ficou pálido de medo e começou a tremer da cabeça aos pés. Ele ordenou que chamassem os adivinhos, os sábios e os astrólogos e disse: “Aquele que ler o que está escrito na parede e me explicar o que quer dizer, será a terceira autoridade mais importante no meu reino.” Mas, nenhum deles pôde ler o que estava escrito na parede. Então a rainha mãe disse: há um homem que serviu o seu pai, quando ele era rei, ele pode interpretar sonhos, e resolver assuntos difíceis. Seu nome é Daniel, chame-o e ele explicará o que está escritório na parede. Pediram para chamar a Daniel, e ele se apresentou ao rei e disse o que estava escrito lá: “Oh rei! Você desafiou o Deus vivo o rei dos céus, e usou os copos consagrados que eram usados no templo de Deus, e o rei louvou outros deuses falsos diante de todos. Esses deuses não falam e não ouvem nada e o rei deu a glória que era de Deus para deuses estranhos. Por isso ele escreveu isso na parede dizendo, MENE, MENE TEQUEL e PARSIM. “Mas então o que significa isso?”- disse o rei. “MENE quer dizer que Deus contou o número de dias do seu reinado, e resolveu terminá-lo. TEQUEL quer dizer que o senhor rei foi pesado na balança e pesou muito pouco. “PARSIM quer dizer que o seu reino está dividido, e entregue a outro reino.” Aí o rei Belsazar teve que cumprir o que prometeu, mandou que vestissem Daniel com roupas de púrpura, pusessem uma corrente de ouro no seu pescoço e anunciassem que dali em diante ele seria a terceira pessoa com autoridade no reino. Na mesma noite, o rei Belsazar morreu, e o rei Dario assumiu no seu lugar.
Sabe esta historia nos ensina que temos que ter respeito pelas coisas consagradas a Deus. Vocês lembram o que é consagração?(lembre a eles o que é)
O rei Salomão havia consagrado ao Senhor todos os objetos do templo. Quando o rei Belsazar usou os copos de ouro do templo ele mostrou que não respeitava a Deus, ele não respeitou o que era consagrado (o que é consagrado?)explique...Você também  deve ter respeito pelas coisas consagrada( de a eles ex: a ceia,óleo...)
Temer a Deus é respeitá-lo como seu Senhor. O que é temor?
É respeitar a Deus e reconhecer que Ele é Senhor, não é ter medo, não temos medo de quem amamos não é?Você tem medo do seu pai ou medo?
Explique a diferença.
Deus é a nossa autoridade maior, o nosso criador, o nosso dono, e por isso devemos respeitá-lO. Por ex: cantar música pra Deus e depois cantar música do mundo, é errado, como falar do amor d’Ele e depois falar palavrão, é errado, ficar conversando, quando a Palavra de Deus esta sendo ensinada, é errado. Pedir para as crianças darem outros exemplos. Lembrem com Deus não se brinca, e também não devemos fazer prova do Senhor, fazer prova de é fazer algo errado sabendo que é errado pensando que é só pedir perdão depois. Ler Mt 4:7
Apelo você respeitar a Deus de verdade,e entregar seu coração a Ele?

 Chame atenção das crianças para que elas aceitem a Jesus não podemos perder a oportunidade de velar crianças a Cristo.

Oração: Ore com eles declarando que sua vida é para adorar a Deus com temor.
  Atividades: Peça às crianças que pintem a cena da mão de Deus.
  Brincadeira: Faça um jogo da memória usando as figuras de (mão, taça de ouro, uma coroa, Daniel, magoas palavras na parede).

Lembrancinha: Uma mão com o dedo indicador em destaque com o versículo nele. Objetivo das lembrancinhas é de lembrar a lição, fixar o princípio e decorar o versículo. Este deve ser de fácil acesso em suas casas para que a mamãe relembre com elas o que foi ensinado. Exemplo: Imã de geladeira marca- páginas, chaveiros.
Lanche: neste momento converse individual com cada uma das crianças, sobre o que elas apreenderam da aula.
                                    
Meu Deus trabalha de geração em geração!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário