segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Daniel rejeita os banquetes do reis.


Domingo Kids
                                     3 a 5 anos                                                                                                 
                                                                          
Tema: Daniel rejeita os banquetes do reis.
Principio: Consagrar é separar-se de coisas contaminadas.
Versículo: É Deus quem dá sabedoria aos sábios e inteligência aos inteligentes. (Daniel 2:1)
Obs. O versículo e o principio devem ser visualizados.


Texto: Daniel 1
Objetivo: Ensinar as crianças que elas podem escolher viver de maneira que agrade a Deus, isso é consagração.
                                                                                                                                           
Louvor: Daniel, Deus vivo, radicais kids, Obedecer (diante do trono)

Oferta: Faça uma palavra envolvente que prenda a atenção deles.

Quebra-gelo: Siga o mestre: escolha uma criança para ser o mestre. Tudo o que esta criança (mestre) fazer as outras devem fazer também.
Mude o mestre e diga a eles que não podemos escolher fazer aquilo que é errado.

Material para aplicação: rei Nabucodonosor, Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, um guarda, (faça os personagens de dobradura) figuras: de uma mesa de banquete, desenhos, jogos, legumes.
Aplicação: A aplicação esta em negrito e sublinhado.

Há muito tempo, existia um rei chamado Nabucodonosor, e este rei não amava o Senhor Deus, ele atacou a cidade de Jerusalém a cidade do povo de Deus, levou alguns jovens como prisioneiros, para trabalhar no seu palácio. Entre os escolhidos estavam Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego.
 O rei mandou que os jovens recebessem todos os dias da mesma comida e o mesmo vinho que ele comia e bebia. Daniel e seus amigos decidiram que não iram comer aquela comida, pois aquele rei havia consagrado a um falso deus (consagrar é separar, entregar). Então Daniel pediu par que ele e seus amigos comecem apenas legumes e bebessem água. Daniel disse assim:
–Durante dez dias, dê-nos somente legumes para comer e água para beber.
 No fim dos dez dias, faça uma comparação entre nós e os jovens que comem a comida do rei. Então, dependendo de como estivermos, o senhor fará com a gente o que quiser.
Então o guarda concordou e durante dez dias fez a como ele havia pedido.
Passou dez dias sabe o que aconteceu?
Os quatro jovens estavam mais fortes do que os jovens que comiam a comida do rei. Sendo assim eles comiam só legumes então.
Deus deu aos quatro jovens muitos conhecimentos em todas as coisas, fez deles muitos inteligentes, mas a Daniel deu também o dom de explicar visões e sonhos.
No fim dos três anos de preparo que o rei Nabucodonosor tinha marcado, todos os jovens foram até a presença do rei.
 O rei falou com eles, e entre todos não havia quem se comparasse com Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Por isso, ficaram trabalhando no palácio. Todas as vezes que o rei fazia perguntas a respeito de qualquer assunto que exigisse inteligência ou conhecimento, descobria que os quatro eram dez vezes mais inteligentes do que todos os sábios e adivinhos de toda a Babilônia.
Daniel e os seus amigos decidiram viverem diferentes, eles não aceitaram vivem como o rei vivia adorando um falso deus, eles decidiram se consagrar a Deus. Você sabe o que se consagrar? Consagrar é separar-se de coisas contaminadas: você lembra-se da historia de Samuel, ele foi separado pra servi a Deus, Daniel decidiu se separar de tudo que não agrada a Deus.
O que Daniel fez para se consagrar a deus? Ele não aceitou comer a o que era oferecido a outro deus, ele sabia que era uma comida imunda e ele não deveria comer, pois desagradaria a Deus, sabe o Senhor Deus havia ensinado o seu povo que eles não deveriam adoram deuses falsos e lhes oferecem sacrifícios, e não deveriam comer os alimentos oferecidos a esses deuses. O Senhor se agradou da escolha de Daniel e seus amigos por isso deu a eles mais inteligência que todos os outros que trabalhavam no palácio.
O que você pode aprender com Daniel: Daniel não aceitou aquilo que era contaminado, isso é ele não aceitou nada que foi contaminado pelo diabo. Sabe o diabo oferece para você muitas coisas contaminadas, sabe o que é: os desenhos que tem feitiçaria, bruxos, magos, palavrões, também tem os jogos que tem tudo isso e ainda morte, as novelas que ensinam coisas que não agradam a Deus, tem musicas que não adoram a Deus. Tem também as amizades erradas: é são aqueles amigos que nos ensinam a fazer aquilo que é errado: desobedecer, falar palavrões, mentir, falar mal, fofocar. Não podemos ter amizades com pessoas assim, temos que escolher sempre agradar a Deus. Temos que fazer como Daniel rejeitar tudo aquilo que é errado, sujo, temos que ter uma vida de consagração, se separar par Deus.
Apelo: Você gostaria de rejeitar aquilo que é contaminado na sua vida, você quer ter uma vida de consagração?
Chame atenção das crianças para que elas aceitem a Jesus não podemos perder a oportunidade de velar crianças a Cristo.
Oração: Ore com eles rejeitando tudo aquilo que desagrada a Deus.

Atividades: Leve uma atividade que eles tenham que escolher aquilo que agrada ao Senhor.

Brincadeira: Faça um jogo de memória sobre a história. Faça perguntas às crianças antes da escolha das peças.

Lembrancinha: Faça um cesto de legumes com versículo.
 Objetivo das lembrancinhas é de lembrar a lição, fixar o princípio e decorar o versículo. Este deve ser de fácil acesso em suas casas para que a mamãe relembre com elas o que foi ensinado. Exemplo: Imã de geladeira marca- páginas, chaveiros.

Lanche: neste momento converse individual com cada uma das crianças, sobre o que elas apreenderam da aula
                                    


Meu Deus trabalha de geração em geração!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário