segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Jonas ganha uma cidade inteira para Deus.


Domingo Kids
                                3 a 5 anos                                                                                                 
                                                                          
Tema: Jonas ganha uma cidade inteira para Deus.
Principio: Quando alguém se arrepende, Deus salva!
Versículo: Então, se o meu povo, que pertence somente a mim, se arrepender, abandonar os seus pecados e orar a mim, eu os ouvirei do céu, perdoarei os seus pecados e farei o país progredir de novo”.            2º Crônicas 7:14
Obs. O versículo e o principio devem ser visualizados.
Texto: Jonas
Objetivo: levá-los a entender que quando pregamos a palavra de DEUS, as pessoas são salvas.
     Louvor: Prefiro ter Jesus, Fala Senhor (dt)
Ø    Oferta: 2º Co 9.7 “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria”.

  Quebra-gelo: Faça uma brincadeira com as crianças: peça para a outra tia sai da sala e diga às crianças que você vai esconder algo dela (combine com a outra líder o que você e aonde) escolha Aldo que seja um pouco difícil de ser escondido. Quando a líder chegar ela faz de conta de esta procurando (peças às crianças que não a ajudem) quando for encontrado, você diz a eles que não conseguiu esconder tão bem, então diga se eles sabem que não pra se esconder de Deus, diga que vai cotar uma historia de um homem que tentou se esconder de Deus.

Material para aplicação: um barco, rostos com expressões más, um coração sujo (pecado), Jonas, os marinheiros, uma nuvem com boca (Deus falando), um coração arrependido, um grande peixe.

Aplicação: A aplicação esta em negrito e sublinhado.
Crianças me digam o que é um profeta?
O profeta é alguém que tem uma mensagem de Deus.
Então vou contar um historia que fala sobre a mensagem de Deus.
Há muito tempo houve um homem chamado Jonas ele era profeta do Senhor, um dia o Senhor chamou Jonas e disse a ele que fosse a uma cidade chamada Nínive onde as pessoas não adoravam o Senhor Deus, adoravam falsos deuses, e eles eram muito maus,brigavam,desobedeciam,faziam coisas que não agradavam ao Senhor, então Deus disse a Jonas que ele deveria ir até aquela cidade e falar a aquelas pessoas que se elas não se arrependessem Ele ria destruir a cidades deles.
Jonas não quis ir até aquelas pessoas, ele achava que aquelas pessoas não mereciam ser salvos.
Jonas queria fugir de Deus, ele foi num navio que era para outra cidade, Jonas desobedeceu A Deus.
Sabe o que aconteceu? Durante a viagem de navio de Jonas?
Deus mandou uma tempestade que o navio estava afundando, todos ficaram com medo, Jonas disse aos marinheiros que eles deveriam jogar-lo o mar, ele sabia que por causa da sua desobediência que Deus havia mandado aquela tempestade.
Jogaram Jonas no mar, e a tempestade parou, e Jonas, o que será que vai acontecer com ele?
Deus amava Jonas então mandou que um grande peixe o engolisse, Jonas se arrependeu de ter desobedecido a Deus, Jonas orou e se arrependeu, então depois de três dias o grande peixe o deixou na praia.
Jonas não quis falar do amor do Senhor a aquelas pessoas ele achava que elas não mereciam este amor, mas Jonas se arrependeu foi até Nínive e falou o que o Senhor havia mandado, Jonas falou para todas as pessoas daquela cidade, homens, mulheres, Jovens, crianças e até para o rei. Eles se arrependeram oraram e jejuaram para que Deus perdoasse a eles. Deus não destruiu a cidade de Nínive porque viu que as pessoas daquela cidade havia se arrependido e deixado o pecado.   
E você conhece alguém que seja desobediente, briguento, mal que você acha que não merece o perdão de Deus. E se Deus fala-se que você teria que ir até ela falar do seu amor o que você fará? Você iria ou fugiria com Jonas.
A bíblia diz que Deus amou o mundo de tal maneiro que deu seu filho pra que todo aquele que crer em Jesus seja salvo. Então não podemos fugir temos que falar deste amor, Jonas se arrependeu e Deus deu a Jonas outra chance e ele quer dar as pessoas também, sabe quando as pessoas se arrependem Deus da a elas outra chance e perdoa seus pecados.
Você sabe o que é se arrepender?
Se arrepender não é somente quando você fala que sente muito por ter pecado, é também deixar de fazer aquilo é pecado.
Muitas pessoas precisam se arrepender e ganhar mais uma chance.
Jonas ganhou uma cidade inteira, e você também com um profeta pode ganhar muitas pessoas, como?
Falando do amor do Senhor Jesus por elas, falando que o pecado não agrada ao Senhor Deus para que elas se arrependam e ganhe outra chance e, seja salvas, Deus salvou as pessoas da cidade de Nínive e Ele quer salvar mas pessoas.
Falem de Jesus para seus amigos, vizinhos, professores, seus familiares, seus pais.
Apelo: você quer ter coragem para falar do amor de Deus à estas pessoas?
Oração: Ore ministrando coragem e ousadia nas vidas das crianças para falar da palavra de Deus aos seus amigos, pais, familiares, professores.
  Atividades: Peça a eles que colem bilinha de crepom na baleia.
  Brincadeira: NOME DA BRINCADEIRA: PEGA-PEGA
MATERIAL: Uma venda nos olhos.
PROCEDIMENTO: Escolha uma criança para ser o Jonas. Será o pegador. Com os olhos vendados terá que pegar o maior número de ninivitas que puder. As crianças que forem pegas deverão se sentar, arrependidas. 
MORAL: Todos os Nínivitas que foram “pegos” pelo Evangelho da Salvação se arrependeram e foram salvos.

Lembrancinha: Faça um bonequinho com versículo, encha uma bexiga coloque o bonequinho dentro da bexiga, e decore com recortes de barbatanas (faça um peixinho).
Lanche: neste momento converse individual com cada uma das crianças, sobre o que elas apreenderam da aula.
                                    
Meu Deus trabalha de geração em geração!!!!


Daniel e mão de Deus na parede


Domingo Kids
                                   3 a 5 anos                                                                                                 
                                                                          
Tema: Daniel e mão de Deus na parede
Principio: Temer a Deus é respeitá-lo como seu Senhor.
Versículo: Não ponha o Senhor seu Deus a prova. Mateus 4:7
Obs. O versículo e o principio devem ser visualizados.
Texto: Daniel
Objetivo: Ensinar às crianças a temer a Deus e a respeitá-lO.
     Louvor: Louvar é bom demais, Confessar todos meus pecados.
  Oferta: Mateus 6:24- Fale a eles que quando entregamos nossas ofertas e dízimos estamos consagrando tudo aquilo que ganhamos a Deus
  Quebra-gelo: Vamos brincar? Eu vou falar algumas coisas e vocês me dizem se pode é certo ou errado é por que.  

Material para aplicação: Desenhe numa cartolina coluna e a parede, então escreva as palavras com vela, no decorrer a aplicação passa um algodão com tinta ou giz de cera, não cobrira a escrita assim aparecendo às palavras (teste em casa antes), bonecos dos personagens.

Aplicação: A aplicação esta em negrito e sublinhado.
Vocês lembram-se do rei Nabucodonozor?Que levou alguns jovens como prisioneiros, para trabalhar no seu palácio?
Ele tinha um filho chamado Belsazar, e ele foi rei no lugar de Nabucodonozor, num certo dia ele resolveu fazer uma grande festa, e usou os copos sagrados de ouro e de prata que seu pai havia tirado do templo de Jerusalém, onde os israelitas adoravam a Deus. Todos começaram a beber vinho neles, e a louvar os deuses falsos de ouro, de prata, de bronze, de madeira e de pedra. De repente, apareceu a mão de um homem e ela começou a escrever na parede. Ao ver a mão, o rei ficou pálido de medo e começou a tremer da cabeça aos pés. Ele ordenou que chamassem os adivinhos, os sábios e os astrólogos e disse: “Aquele que ler o que está escrito na parede e me explicar o que quer dizer, será a terceira autoridade mais importante no meu reino.” Mas, nenhum deles pôde ler o que estava escrito na parede. Então a rainha mãe disse: há um homem que serviu o seu pai, quando ele era rei, ele pode interpretar sonhos, e resolver assuntos difíceis. Seu nome é Daniel, chame-o e ele explicará o que está escritório na parede. Pediram para chamar a Daniel, e ele se apresentou ao rei e disse o que estava escrito lá: “Oh rei! Você desafiou o Deus vivo o rei dos céus, e usou os copos consagrados que eram usados no templo de Deus, e o rei louvou outros deuses falsos diante de todos. Esses deuses não falam e não ouvem nada e o rei deu a glória que era de Deus para deuses estranhos. Por isso ele escreveu isso na parede dizendo, MENE, MENE TEQUEL e PARSIM. “Mas então o que significa isso?”- disse o rei. “MENE quer dizer que Deus contou o número de dias do seu reinado, e resolveu terminá-lo. TEQUEL quer dizer que o senhor rei foi pesado na balança e pesou muito pouco. “PARSIM quer dizer que o seu reino está dividido, e entregue a outro reino.” Aí o rei Belsazar teve que cumprir o que prometeu, mandou que vestissem Daniel com roupas de púrpura, pusessem uma corrente de ouro no seu pescoço e anunciassem que dali em diante ele seria a terceira pessoa com autoridade no reino. Na mesma noite, o rei Belsazar morreu, e o rei Dario assumiu no seu lugar.
Sabe esta historia nos ensina que temos que ter respeito pelas coisas consagradas a Deus. Vocês lembram o que é consagração?(lembre a eles o que é)
O rei Salomão havia consagrado ao Senhor todos os objetos do templo. Quando o rei Belsazar usou os copos de ouro do templo ele mostrou que não respeitava a Deus, ele não respeitou o que era consagrado (o que é consagrado?)explique...Você também  deve ter respeito pelas coisas consagrada( de a eles ex: a ceia,óleo...)
Temer a Deus é respeitá-lo como seu Senhor. O que é temor?
É respeitar a Deus e reconhecer que Ele é Senhor, não é ter medo, não temos medo de quem amamos não é?Você tem medo do seu pai ou medo?
Explique a diferença.
Deus é a nossa autoridade maior, o nosso criador, o nosso dono, e por isso devemos respeitá-lO. Por ex: cantar música pra Deus e depois cantar música do mundo, é errado, como falar do amor d’Ele e depois falar palavrão, é errado, ficar conversando, quando a Palavra de Deus esta sendo ensinada, é errado. Pedir para as crianças darem outros exemplos. Lembrem com Deus não se brinca, e também não devemos fazer prova do Senhor, fazer prova de é fazer algo errado sabendo que é errado pensando que é só pedir perdão depois. Ler Mt 4:7
Apelo você respeitar a Deus de verdade,e entregar seu coração a Ele?

 Chame atenção das crianças para que elas aceitem a Jesus não podemos perder a oportunidade de velar crianças a Cristo.

Oração: Ore com eles declarando que sua vida é para adorar a Deus com temor.
  Atividades: Peça às crianças que pintem a cena da mão de Deus.
  Brincadeira: Faça um jogo da memória usando as figuras de (mão, taça de ouro, uma coroa, Daniel, magoas palavras na parede).

Lembrancinha: Uma mão com o dedo indicador em destaque com o versículo nele. Objetivo das lembrancinhas é de lembrar a lição, fixar o princípio e decorar o versículo. Este deve ser de fácil acesso em suas casas para que a mamãe relembre com elas o que foi ensinado. Exemplo: Imã de geladeira marca- páginas, chaveiros.
Lanche: neste momento converse individual com cada uma das crianças, sobre o que elas apreenderam da aula.
                                    
Meu Deus trabalha de geração em geração!!!!


Palavra de oferta:


Palavra de oferta:

Você sabe o que essas crianças estão fazendo na casa de Deus? (Mostre a figura 1 e deixe as crianças responder)
O Templo é um lugar muito especial onde a gente se reúne para adorar ao nosso amado Jesus. Por isso temos que ajudar a cuidar muito bem deste lugar tão especial! Sabem como podemos ajudar?
Sim! Podemos ajudar a cuidar da casa de Deus com a nossa oferta. A oferta é aquele dinheiro que entregamos na igreja no domingo kids,na célula. A nossa oferta mostra quanto amamos ao nosso Senhor e é uma maneira de adorá-lo. Devemos trazer a nossa oferta com muita alegria.
Você sabe para que serve a oferta que entregamos cada final de semana para o Senhor? (Mostre primeiro as figuras e deixe eles falar)
Figura 2: Para construir novas salas ou ampliar ou reformar o prédio.
Figura 3: Para pagar o salário do Pastor e das pessoas que trabalham na igreja. (no escritório, finanças, limpeza, jardineiro, vigia, etc.)
Figura 4: Para comprar material para ensinar às crianças e para o ensino. Papeis folhas, computadores, lápis, etc.
Figura 5: Comprar cadeiras, bancos, ar condicionado, ventiladores, microfones, som, instrumentos musicais, etc.
Figura 6: Para comprar as coisas de limpeza do templo. Vassouras, rodos, panos desinfetantes, papel higiênico, etc.
O Senhor fica feliz com a nossa oferta. Por isso, durante a semana guarde parte do dinheirinho que você ganha e traga para ofertar ao Senhor ou peça para o papai ou para a mamãe a uma oferta, e mostre que você também ama a casa de Deus.
Quem aqui vai trazer todos os domingos a sua oferta? Aleluia!!!! Gloria a Deus.




1                        2




3                   4





5            6